DraftSight Aula 20: Inserindo textos na planta de layout

Na Aula 05, apresentei para vocês o arquivo padrão com o qual trabalharemos para desenhar o projeto da residência assobradada. Pois bem, chegou a hora de começarmos a usar as configurações de textos para a planta de layout do pavimento térreo. Lembre-se que nosso projeto será plotado na escala 1:50!!
20.1 Textos de ambientes e níveis
Considerando que você está acompanhando todas as aulas deste módulo e fez a planta baixa dentro do arquivo padrão original, siga estes passos para inserir textos e níveis dos ambientes:

1. A partir do quadro padrão escala 1:50 da Figura 20.1, copie o item TEXTO ÁREAS E AMBIENTES e posicione-o no centro do tapete da sala de estar.
 Figura 20.1: Quadro padrão escala 1:50

2. Clique 2x sobre o texto que você copiou no passo anterior.
3. Na janela que se abriu, apague o texto original, digite ESTAR e clique em OK para fechar a janela.
4. Copie a indicação de nível para plantas e posicione-o abaixo do texto do ambiente do passo 2.
5. Clique 2x sobre o texto do nível, mude o valor conforme indicado na planta da residência e clique em OK. O conjunto ficará conforme a Figura 20.2.
Figura 20.2: Conjunto com nomenclatura e indicação do nível da sala de estar
6. Copie o conjunto com o texto do ambiente + nível para os demais ambientes.
7. Clique 2x sobre cada texto a ser editado, e atualize os nomes dos ambientes e os valores dos níveis conforme indicado na planta do pavimento térreo. Atenção para os níveis das áreas molhadas, pois tem diferença de 1cm em relação aos demais ambientes para evitar vazão d’água para os mesmos.
20.2 Títulos de desenhos

Utilize o texto da Figura 20.3 para os títulos de itens do desenho. Copie o conjunto e posicione-o abaixo de plantas, cortes, elevações, detalhes, etc. e edite conforme a necessidade. No nosso projeto, você também pode editar o título “LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO” do desenho que foi disponibilizado inicialmente para download.
 Figura 20.3: Conjunto usado para títulos de elementos do desenho arquitetônico

20.3 Videoaula

Acompanhe na videoaula 20 o passo a passo para inserir e editar todos os textos da planta baixa de layout, inclusive as diferenças de níveis da área externa. 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.  

4 comentários

  1. RicardoSP disse:

    Olá Profa. Roberta. Tudo bem?

    TEnho aprendido muito bem a trabalhar com o DraftSight graças às suas video-aulas de excelente qualidade. Parabéns.

    Mas tenho notado que de alguns vídeos pra cá, ao longo do vídeo, acontece alguma coisa que altera ou o brilho ou o contraste do vídeo e isso acaba deixando um pouco ilegível os cantos mais claros de tela.

    Rodei o vídeo tanto no Mozilla Firefox quanto no Google Chrome e o probleminha persiste, mas ainda assim foi possível entender bem o conteúdo da vídeo-aula.

    Obrigado.

    • Olá Ricardo, tudo bem, obrigada! Espero que você também!

      Agradeço imensamente por ter me avisado sobre o problema de iluminação nas últimas videoaulas. É que troquei de computador há pouco tempo e a tela fica brilhante quando ligo a bateria! Provavelmente é isso… vou fazer as próximas videoaulas sem o cabo da bateria para ver se resolve.

      Obrigada também por suas palavras de incentivo, mas principalmente novamente obrigada por me avisar de forma educada, uma crítica construtiva que só me ajudará a melhorar a qualidade das videoaulas.

      Atenciosamente

      Roberta

  2. xtzxty disse:

    Olá Prof.Roberta!

    Desejo mais sucesso e felicidades em sua vida. Agradeço por disponibilizar estes cursos de escol; consegui aprender o que julgava impossível. Parabéns!

    Estou com dificuldades na utilização do layer ARQ-COTAS do arquivo padrão DraftSight_Padrão_Cotas_Textos_Folhas_ABNT.
    Fiz download como indicado na aula 05 e iniciei o projeto da planta, criando os demais layers necessários. Antes de iniciar a cotar, ajustei na barra de ferramentas cotas no botão estilo de cota – Estilo 1-50, mantendo as demais configurações. Quando fui testar ocultar o layer ARQ-COTAS individualmente e também todos os layer em conjunto, percebi que ainda ficam visíveis diminutos e discretos pontos que, entretanto, permitem a seleção e exclusão pela tecla DELETE das cotas inseridas. Exclui o layer ARQ-COTAS que veio com o arquivo padrão e criei outro, porém o problema persiste, não sei se isso ocasionará problemas na plotagem e impressão.

    espero que possa ajudar-me.
    Com grande estima
    Jakson

  3. Olá Prª Roberta

    Parabéns pelo excelente ensino que tens disponilizado a nós.
    Não temos palavras para lhe agradecer a sua bondade.

    Somos alunos de primeira viagem, mas na medida do possível até aqui tem dado tudo certo.

    Preciso de uma ajudinha sua nos textos, pois, depois de apagarmos o texto antigo no seu editor e reescrevermos o novo, ao dar o OK, ele sobrepõe o texto velho no lugar de origem, mesmo tendo o apagado como dissemos.

    Desde já agradecemos.

Escreva um comentário