DraftSight Aula 15: Planta baixa – como representar a escada no pavimento térreo?

Uma planta baixa é a “vista superior do plano secante horizontal, localizado a aproximadamente, 1,50 m do piso de referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1994). As plantas de edificações podem ser de térreo, subsolo, pavimento superior, pavimento-tipo e cobertura, entre outros.
Observe o plano secante horizontal que define a planta baixa de uma residência térrea na Figura 15.1:

  

Figura 15.1: Perspectiva da seção horizontal de uma residência térrea
Fonte: Vizioli at al (2009) 
Observe agora um plano secante horizontal definindo a planta baixa do pavimento térreo de uma residência assobradada. Preste atenção na escada: alguns degraus ficarão visíveis na planta baixa do pavimento térreo e outros não!
 
Figura 15.2: Perspectiva da seção horizontal de uma residência assobradada
Fonte: Scalco (2004 apud SANTANA, 2010) 

As projeções das perspectivas das escadas das Figuras 15.3 e 15.4 demonstram como representar uma escada geralmente no pavimento inferior ou térreo (sentido ascendente). Observe que o trecho da escada acima do plano secante que define uma planta é representado com linhas tracejadas.

Figura 15.3:  Escada reta de lance único sem patamar

Fonte: Faculdade Assis Gurgacz (2009)

Figura 15.4: Escada em “U” ou escada de dois lances com patamar intermediário
Fonte: Faculdade Assis Gurgacz (2009)


Observe na Figura 15.5 a planta baixa de uma escada no sentido ascendente (subida), inclusive com a numeração dos espelhos (ou degraus):


 Figura 15.5: Representação de escada em sentido ascendente (subida)
Fonte: Vizioli at al (2009)

Veja na videoaula 15 como representar e desenhar a escada na planta baixa do pavimento térreo:



Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.


REFERÊNCIAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro, 1994. 27p. Disponível em: <http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/15293/material/NBR%2006492%20Arquitetura.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2009.

FACULDADE ASSIS GURGACZ (FAG). Apostila de Circulação Vertical. Cascavel. (Disciplina de Desenho II do Curso de Arquitetura e Urbanismo). Disponível em: <www.fag.edu.br>. Acesso em: 20 mar. 2009.

SANTANA, D.L. at al. Aplicações: arquitetura e engenharia civil. (Projeto TIC no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática). Campo dos Goitacazes, 2010. Disponível em: <http://www.es.iff.edu.br/softmat/projetotic/secoesdeprisma/arqeng.html>. Acesso em: 25 fev. 2012 


VIZIOLI, S.H.T.  at al. Desenho arquitetônico básico. São Paulo: Pini, 2009.

10 comentários

  1. Roberta parabéns por essa sua representação de Escada! Quem sabe sabe!!!

  2. Audren Cezar disse:

    Olá Roberta,

    Adorei seu material, a forma de ensinar os comandos no evoluir do projeto, e as práticas de organização do projeto como as definições de camadas e as principais normas, enfim, um ótimo material.

    Gostaria de deixar uma sugestão, você poderia aproveitar para ensinar o comando “dividir no ponto” no lugar de usar “aparar” e recriar as linhas na divisão da linha de corte.

    Parabéns pelo excelente material!

  3. Anonymous disse:

    Muito bom o material. Estou aprendendo meu primeiro CAD e não sou da área de arquitetura, mas estou me sentindo confortável no ambiente. Percebi que a escada foi projetada de forma diferente do pdf. Foi interessante porque eu já estava com o projeto pronto e depois fui ver a aula. Assim aprendi duas formas…

  4. Gilmar disse:

    Muito bom mesmo, sou mestre de obras e sempre tive curiosidade de aprender autocad, mas não tinha o programa para praticar, agora com a ajuda de Roberta e com o DraftSight eu deixei o CorelDraw de lado. Parabéns Roberta

  5. Grupo Zuarte disse:

    Ola Roberta! Acabei de tornar-me seu fã… Sou apaixonado por arquitetura e encontrei em suas aulas a solução perfeita para as minhas duvidas Parabéns ! e desejo adquirir seu dvd de DraftSight

Escreva um comentário