DraftSight Aula 01: Apresentação e instalação do software

De acordo com Dessault Systèmes (2012), fabricante do software, “o DraftSight é um produto CAD 2D gratuito e fácil de usar, que permite aos professores, alunos e profissionais de CAD criarem, editarem e exibirem arquivos DWG. Em geral, é preciso poucos minutos para fazer o download do DraftSight em vários sistemas operacionais, como o Microsoft® Windows XP®, Windows Vista®, Windows® 7 (versão geral) Mac® eLinux® (Mac e Linux estão atualmente disponíveis na versão Beta)”.

Para baixar e instalar o DraftSight, proceda da seguinte forma:

1. Clique aqui para acessar a página de download do site www.3ds.com e clique sobre a versão compatível com seu sistema operacional de acordo com a Figura 1.1:

 Figura 1.1: Arquivos para download do DraftSight de acordo com o sistema operacional

2. Leia os termos e condições da licença do software, traduza no Google, se necessário, e clique em ACCEPT conforme Figura 1.2:

Figura 1.2: Condições para licença e  download do DraftSight

3. Clique em Download conforme Figura 1.3 para baixar o arquivo DraftSight.exe:

Figura 1.3: Download do arquivo DraftSight.exe

4. Localize o arquivo DraftSight.exe em seu computador e clique 2x sobre o mesmo conforme Figura 1.4:

Figura 1.4: Arquivo DraftSight.exe

5. Clique em Executar conforme Figura 1.5:

Figura 1.5: Executando o arquivo DraftSight.exe

6. Clique em Avançar conforme Figura 1.6:

 Figura 1.6: Assistente de instalação do DraftSight

7. Leia com atenção o Contrato de Licença, marque a opção Aceito os termos do contrato de licença e clique em Instalar conforme Figura 1.7:

 Figura 1.7: Aceite do Contrato de Licença

8. Aguarde a instalação do software e, em seguida, clique em Concluir conforme Figura 1.8:

9. Para ativar o DraftSight, preencha os dados solicitados e clique em Ativar conforme Figura 1.9. Apesar do software ser gratuito, o fabricante solicita o ativamento a partir de um e-mail apenas como forma de avaliar como está a aceitação e uso do mesmo pelo mercado. Quando for salvar um arquivo pela primeira vez, será requerida a confirmação da ativação mais uma vez.

 Figura 1.9: Janela de ativação do DraftSight

10. Acesse o e-mail que usou para ativação no item anterior e procure por um e-mail DraftSight Activation. Abra e clique no local indicado pelo fabricante para finalizar a ativação do software.


Pronto! O DraftSight já pode ser usado em seu computador! Abra o programa, tente abrir um arquivo DWG existente e faça o reconhecimento de sua interface. Observe como é muito parecido com o AutoCAD tradicional da AutoDesk.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão de tema para as próximas aulas? Compartilhe, postando um comentário. 

Clique aqui para se inscrever em meu canal no youtube e ser notificado quando uma nova videoaula for postada.

Acompanhe o passo a passo do download e instalação do DraftSight no Vídeo 01 e veja outras curiosidades do programa:

REFERÊNCIAS

DESSAULT SYESTÈMES. DraftSigth: software de CAD gratuito para seus arquivos DWG. Disponível em: <http://www.3ds.com/products/draftsight/free-cad-software-portuguese/#xtor=SEC-6-GOO-[]-[]-S-[DraftSight]>. Acesso em 30. mar. 2012.

25 comentários

  1. Paulo Dom disse:

    Obrigado por me ouvir.
    Ouvir minha teimosia para você pelo menos testar o draftsight.
    Agora estou feliz por saber que você vai montar um projeto inteiro com draftsight, isso é muito bom.
    Obrigado mais uma vez.

    • Ola Paulo
      Vc é insistente mesmo, um pentelho (rs)… Deixou mensagem em tudo que foi lugar. Mas realmente tem razão: o programa é muito bom! Mas porque vc ainda não é um membro deste blog, já que foi criado praticamente por sua causa?
      att
      Roberta

  2. Paulo Dom disse:

    Bom dia Roberta, agora sou um membro ativo deste Blog, quero contribuir com o crescimento dele também, quero poder ajudar no que for preciso.
    Agora quero ver as aulas prometidas por você, estamos todos aqui no escritório e do curso de edificações acinosos por suas aulas no Draftsight.
    Agradeço por você ser essa pessoa especial.
    Grande abraço.

    • Olá Paulo
      Muita calma… não me pressione de novo!!! (rs)
      Farei as aulas com o maior prazer, mas preciso testar o programa antes de fazer cada videoaula, escolher o projeto base, criar espaço específico para downloads no site construir…
      Postarei o segundo vídeo até amanhã de manhã.
      Valeu pelo apoio!
      Roberta

  3. Anonymous disse:

    Olá Roberta!
    Estava buscando apostilas de DraftSight para aprender a utilizar esta ferramenta, e encontrei o seu site (construir.arq) e nele também encontrei este excelente blog que você vem mantendo!

    Meus parabéns pela iniciativa, e pelo excelente trabalho!!

    Tem todo o meu apoio!!

    Muito sucesso!!!

    Guilherme Rodrigues e Silva
    Engenharia Agrícola – UFLA

  4. Anonymous disse:

    Roberta você é simplesmente espetacular, pois o seu trabalho de ensinar sem cobrar nada é maravilhoso o que demonstra que a senhora não é uma pessoa materialista. Suas aulas são de fáceis entendimento acabei de baixar o draftsight darei uma olhada seguindo suas aulas, também tenho o autocad architecture 2011 que preciso dar uma olhada. Minha área é de desenho mecânico,tubulação,est.metálica, mas na empresa vc tem que fazer as vezes desenhos na area civil o qual vamos trabalhar em centimetros ou metros. Que Deus a proteja sempre e que vc continue com esta vontade de ensinar. Valeu.
    Flávio Vasconcellos

  5. Dino disse:

    Olá Roberta, baixei o programa e instalei, deu tudo certinho, agora vou testar e aparender também utilizando suas videoaulas. Há sim, um detalhe importante para todos que vão baixar, verifiquem o seu sistema se é 32 ou 64 bits. (Na emoção eu baixei o 32 e meu sistema é 64, mas sem problema vou passar o programa para um amigo meu) Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!!

  6. Ola, funciona em SO 64 bits?

  7. Olá amigos, instalei o DraftSight a pouco tempo e comecei a desenhar, mas quando
    acino um comando linha, por exemplo, o ponteiro do mouse fica invisivel, eu consigo saber se ele esta lá quando passa pelos pontos de snap. qual é esse problema?

  8. Anonymous disse:

    Oi Roberta , estou descobrindo agora suas aulas e estou encantada c/ seu dom de ensinar ! Parabéns pela iniciativa ! Agora estou tentando instalar o Draft Sight, mas não estou conseguindo. Aparece uma mensagem dizendo que ele não suporta o Windows 64-bit. Qual a solução neste caso?
    Desde já agradeço sua colaboração !

  9. Olá, instalei o Draftsight, preenchi os dados para a ativação e todavia não recebi o e-mail com o link para ativá-lo. Preciso de ajuda.

  10. Anonymous disse:

    Olá, minha licença de 6 meses do Draftsight expirou. Como faço para reativá-lo?

  11. Anonymous disse:

    Após instalar o Draftsight no windows7, ocorreu um problema que não tenho ideia de como resolver, o desenho pode ser selecionado mas não aparece na tela, fica oculto mas não é layer desligado ou congelado, porque permite seleção (aparecem os pontos azuis).

  12. Anonymous disse:

    Olá Roberta,
    Bom dia,
    O meu computador tem windows 8, já existe versão apropriada? Ou alguma das que sugeriu servem?
    Obrigada
    J.

  13. ferret disse:

    Uma bela iniciativa. Você esta de parabens e merece muitos elogios pela sua iniciativa pelo compartilhamento de conhecimento, somente assim seremos capazes de desenvolver uma sociedade mais justa.
    Queria de alguma forma contribui com o blog, principalmente quanto ao uso do draftsight no ubuntu.

  14. Olá Roberta! Quero lhe parabenizar por essa iniciativa de ensinar o draftshithg,Instalei o programa tudo direitinho mais não estou conseguindo desenhar linhas,nem fazer nada com ele mesmo a função snap estando desabilitada o cursor do mouse demora a mexer e o pior,quando uso o comando line faço uma linha e ela não permanece na tela.
    Socorro!

  15. Sandra disse:

    Olá Roberta!
    Quando tento instalar o DraftSight em meu note aparece o “Erro 1320. O caminho especificado é muito longo”; sabe como resolver isto para eu poder finalizar a instalação?

Escreva um comentário